A Cruz

Qual é o significado do Caminho da Cruz, seus princípios e meios de ação?  Como esse caminho pode ser comparável ao conceito oriental, como aquele ensinado por Buda, por exemplo?
Guia: O símbolo da cruz representa uma pessoa com o ser dividido, carregando motivações contrárias em si mesma. Essa é a grande batalha a vencer.

Todos os ensinamentos da Verdade levam em conta essa divisão essencial no ser humano. Você pode perceber isso muito claramente ao explorar os conflitos e os problemas interiores. 

Essa cisão interna se manifesta de forma variada em cada um. Há o desejo de ser amado e a rejeição ao amor. Há o instinto básico da vida e a rejeição à vida. Com isso, estou me referindo a algo muito maior do que a vida física. Refiro-me a tudo aquilo que implica encontrar plenamente a essência vibrante da vida. Existe o conflito entre construção/criatividade e destruição/estagnação na alma humana. Tudo isso, e muito mais, indica a fragmentação de uma pessoa.

A cruz demonstra essa condição pelo simbolismo das duas barras, uma horizontal e outra vertical, indicando direções contrárias. Enquanto essas motivações contraditóras não forem harmonizadas e integradas, provocarão dor e sofrimento. No entanto, uma vez que essa batalha seja concluída com sucesso, a pessoa tem seu opostos assimilados e, portanto, torna-se inteira e pode-se dizer que ela ressuscita, vivendo em paz, harmonia e alegria.

Jesus demonstrou todo esse processo. Revelou a vitória sobre os opostos através da integração pelo amor e pelo sacrifício sem negar o processo da fragmentação que lhe atravessava a alma: a fé em Deus e a dúvida. Essa é a maneira saudável e genuína, como expliquei na palestra sobre a grande transição humana, quando a pessoa deixa de viver de forma autocentrada e percebe que faz parte do todo.

Isso não contradiz os ensinamentos orientais. É apenas uma abordagem diferente, que expressa uma outra faceta.

 

(Palestra do Guia Pathwork #79)

 

“E, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir.” Marcos 3:25

Próxima Página